Rock ON!!

Oi, pessoal!

Foto de Alan Turing.

Alan Turing

Alan Turing estaria fazendo 100 anos se estivesse vivo hoje. Ele foi o pai matemático da computação e personagem muito importante durante a 2ª Grande Guerra Mundial, pois foi um dos cientistas que conseguiu quebrar o código da máquina Enigma, utilizada pelos nazistas, favorecendo a vitória dos Aliados, pois as transmissões de informações essenciais entre as forças armadas dos países do Eixo criptografadas.

Aliás, devo dizer que os aliados também foram bem espertos utilizando criptografia também, pois levaram para o front índios navarros, o que ficou conhecido como código Navarro, era nada mais nada menos que transmissões de informações via rádio feita no idioma navarro! Alemão ia entender? Óbvio que não! Fizeram até um filme, muito bom sobre isso, chamado Código Navarro. Vale a pena procurar para ver.

Bom, voltando ao Turing, este ano na faculdade iremos fazer um dia especial do Turing, para homenageá-lo. Seria hoje, mas devido ao fato de ser num sábado, final de semestre, a organização achou melhor deixar para setembro, que é quando temos a semana de Tecnologia do nosso curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Estou ajudando na criação do cartaz e por isso andei pesquisando algo sobre o Alan há um tempinho.

Alan Turing praticava esportes.

Alan Turing praticava esportes. Aqui o vemos correndo.

Diante disso, hoje o Google fez um doodle especial, onde o objetivo é acertar o código para escrever Google. Bem divertido e vou deixar o link lá no cantinho, vocês sabem: Rock It Too!

Mas quando pesquisei sobre Turing, acabei caindo na Wikipedia, um texto muito bom que foi COPIADO na cara dura pela equipe do Terra Notícias e nem citaram a fonte. Não é difícil escrever um pequeno texto sobre o Turing. Basta ler, entender, criar. Não precisa copiar.

Voltando ao Turing, o cara foi um verdadeiro gênio da época e nos forneceu as bases matemáticas da computação. Mas sua vida pessoal, como a de todo o gênio, foi muito conflitante: era homossexual, não assumido e quando o fez, foi expulso da universidade (olha que absurdo, gente!) e ainda participou de experimento com hormônios femininos (agora não me lembro porquê) o que o deixou as glândulas mamárias aumentadas (mamilos tão polêmicos!!!). Tinha uma fascinação esquisita pela história da Branca de Neve. Morreu jovem, envenenado. Próximo ao seu corpo, foi encontrada uma maçã meio mordida (Apple? Jobs?) onde acredita-se tenha sido usada como meio para que ele consumisse o veneno cianeto, ou seja: fã da Branca de Neve MESMO até morrer!!!

Recomendo a leitura do Texto sobre Turing na Wikipedia, é muito interessante.

Passeando com um livro embaixo do braço.

Passeando com um livro embaixo do braço.


Bom, é isso, por enquanto, espero que tenham gostado do post.

Em tempo, hoje é aniversário da minha mãe! Não é para todo mundo ter a mãe nascida no mesmo dia que o pai matemático da computação, né?

Este texto foi subsidiado com informações da Wikipédia. As imagens foram coletadas de fontes diversas, não tenho mais os links, mas é possível que tenham vindo do site sobre o Centenário do Turing.

Sentadinho, com cara de Maroto.

Alan Turing sentado.

E para saber um tiquinho mais, consultem o site sobre o Turing, é feinho, mas pelo menos existe: http://www.turing.org.uk/turing/

Rock OFF.

About Priss Guerrero

Ilustradora e redatora do Rock Me ON. Aceito encomendas para ilustrações e tratamento de imagens. Contato: @prissguerrero1
Link | This entry was posted in Tecnologia and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s